top of page

Alugar casa em Lisboa: um novo círculo do Inferno

Atualizado: 14 de mar. de 2021


Qual é o adolescente que não sonha com o dia em que sai de casa dos pais? Pois, nenhum.


E venho por este meio gabar-me de ter saído de casa por volta dos 20 anos.

(Não, os meus pais não são ricos e não me pagam a renda. No shade tho, quem me dera)


Foi através de muito sangue, suor, lágrimas e anúncios no idealista que pareciam bons de mais para ser verdade (spoiler: eram mesmo, porque aparentemente os scammers também chegaram aos sites imobiliários) que consegui alugar um apartamento super híper mega minúsculo a 10 minutos do centro de Lisboa.


Mas os metros quadrados do apartamento à parte, quero partilhar a minha experiência, por vezes traumática, na procura de casa.


O primeiro passo para alugar casa em Lisboa é mesmo juntar um montante substancial, porque para além da renda (que chega ao absurdo de 1500/mês por um T0 no centro de Lisboa), os senhorios acham-se no direito de pedir duas rendas + caução e fiador com rendimentos que assegurem o pagamento da renda, se por alguma eventualidade vocês não conseguirem pagar.



Exhibit 1, (créditos ao Idealista, obviously)



Outra coisa importante a ter em conta são as INÚMERAS tentativas de fraude nestes sites, que embora os mesmos tentem controlar, se encontram sempre.


O primeiro warning sign são sem dúvida as condições listadas nos anúncios: casas enormes, em excelentes condições, recentemente remodeladas, e a um terço do preço.

O segundo, normalmente, é o facto de os anúncios estarem sempre em inglês (adoramos hackers internacionais 😍).


Li todo o tipo de histórias mirabolantes depois de procurar mais informações: Médicos alemães que estão a exercer no estrangeiro e têm apartamentos para alugar, pais que compraram apartamentos para filhos que depois decidiram ir estudar para outro país, etc. etc...

E as tangas têm sempre um procedimento em comum: como este pessoal está no estrangeiro, vocês só têm de lhes enviar o dinheiro da renda, e quando eles o receberem mandam a chave por correio, sem nunca terem visitado os apartamentos. 💖 Super simples e nada estranho. 💖


Mas scams à parte, os apartamentos que realmente se encontram por preços mais ou menos razoáveis para a média são quase sempre bastante pequenos e em prédios bastante antigos, o que no meu caso se traduziu em isolamento de som terrível, o que faz com que quase sempre tenha uma música ambiente constituída por crianças a chorar, seguidas de paIs aos gritos, berbequins, aspiradores, e todos os sons possíveis e imagináveis que o ouvido humano mais adora.

O plus consegue mesmo ser a proximidade dos transportes, que na maior parte dos casos é sempre garantido já que a rede de transporte em Lisboa é bastante ampla (não necessariamente excelente, mas ampla.)


Para além do custo exorbitante da renda, que para a maioria da população trabalhadora é impossível sustentar por apenas uma pessoa, os senhorios são mesmo bastante alheios aos problemas que se possam ter durante o aluguer da casa, os memes são reais, pessoal.




Outra das desvantagens, que posteriormente se transformou numa vantagem, foi o facto de o apartamento que conseguimos arrendar não estar mobilado, no início tivemos de nos desenrascar como era possível, e durante alguns meses a "sala" foi a "sala de passar a ferro", porque era a única atividade possível de se fazer naquela divisão vazia.

E flashbacks para as inúmeras visitas à lavandaria self-service porque spoiler alert: máquinas de lavar roupa são estupidamente caras.


Mas então por que é que digo que se torna num positivo? Bem, para mim é um orgulho enorme chegar a casa do trabalho e saber que tudo o que lá está dentro foi pago por nós, e é fruto do nosso esforço. Also, não ter TV é muito podre.


Portanto, depois de trabalhar durante meses para juntar dinheiro e vê-lo ser consumido por um senhorio para eu me poder dar ao Luxo de viver a 10 minutos de Lisboa, navegar durante horas no idealista, evitar scams de alemães com casas para alugar, 50 mil burocracias para fazer contratos de água, luz e internet, posso dizer-vos que alugar a "vossa" própria casa não são só chatices.


Não consigo descrever por simples palavras o prazer que é fazerem as coisas à vossa maneira e quando vos apetece (toma lá esta, mãe), tomarem as vossas próprias decisões e OH MEU DEUS AS VISITAS AO IKEA para finalmente comprarem coisas em vez de as namorar platonicamente durante meses.


Resumindo, juntem bastante dinheiro (o passo sem dúvida mais difícil), não caiam em scams, e baixem os vossos standards consideravelmente quando procurarem apartamentos porque, infelizmente, Lisboa não valoriza o vosso dinheiro como vocês.

Nada de T4 com piscina e vista para o rio 🤷🏻


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page